Mulheres na política

Bia Vargas é pré-candidata a deputada estadual em Santa Catarina

Ex-candidata a vice-governadora, ela defende mais representatividade feminina e negra na Alesc e reforça o combate à extrema direita.

Tihh Gonçalves 20 de fevereiro de 2026

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A içarense Bia Vargas (PT) colocou seu nome como pré-candidata a deputada estadual e volta ao centro do debate político catarinense. A movimentação reforça sua atuação em defesa da representatividade feminina e da ampliação de vozes no Parlamento.

Do palanque estadual à nova caminhada

Bia foi candidata a vice-governadora na chapa de Décio Lima (PT) em 2022. A foto ao lado de Lula, registrada em um comício daquela campanha, simboliza um dos momentos de maior projeção de sua trajetória recente na política estadual.

Atuação partidária e presença nas bases

Atualmente, ela é suplente de vereadora e vice-presidente do PT de Florianópolis. A experiência acumulada nos últimos anos fortalece o discurso e amplia sua presença nas articulações partidárias.

Representatividade em pauta

Bia lembra que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina conta hoje com apenas três deputadas e nenhuma negra.

“É o avanço da segregação e da falta de políticas públicas para defender a vida das mulheres”, avalia.

Bandeiras e posicionamento

Entre as prioridades, a pré-candidata afirma que quer lutar “contra o avanço da extrema direita”, reforçando o posicionamento político que tem marcado sua trajetória.

Experiência e novos passos

Antes de integrar o PT, Bia foi do PSB, partido pelo qual concorreu a vice-governadora e também disputou o cargo de vice-prefeita em Içara, em 2020. Agora, projeta um novo desafio, mirando uma vaga na Assembleia Legislativa.

Quem serviu esse café?

Tihh Gonçalves
Tihh Gonçalves

É jornalista no Café News. Serve histórias como café: com calma, no filtro e com o gosto real das coisas. Deixa a pauta decantar antes de escrever, porque acredita que a cultura precisa de tempo, escuta e um olhar menos apressado. Acompanha no fogo baixo e publica quando ferve (e só se valer a pena).

PUBLICIDADE