Abordagem Social

Balneário Camboriú teve mais de 3 mil abordagens sociais em janeiro

Avenida Atlântica concentrou o maior número de atendimentos no período.

Redação Café News 06 de fevereiro de 2026

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, divulgou nesta sexta-feira (6) o relatório da Abordagem Social referente às atividades realizadas em janeiro. O registro de 3.050 abordagens está entre os principais indicadores apresentados.

No período, 667 pessoas em situação de rua foram abordadas em diversos pontos da cidade, sobretudo na região central. Desse total, 405 aceitaram algum tipo de acolhimento socioassistencial oferecido pelas equipes e 192 receberam o auxílio pela primeira vez, dado 10% superior ao apresentado em dezembro.

É importante salientar que 75% das pessoas atendidas não possuem vínculo formado com Balneário Camboriú e que 60% delas foram abordadas no máximo duas vezes, o que sinaliza a não permanência dessas pessoas no município

A explicação é do secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Dão Koeddermann, que acrescenta que as avenidas Atlântica, Brasil e do Estado Dalmo Vieira concentraram o maior número de atendimentos no mês.

Outros números do relatório

Outros dados do levantamento destacam a concessão de 55 passagens rodoviárias e a operacionalização de 1.546 acolhimentos temporários pela Casa de Passagem do Migrante, além de 44 acolhimentos realizados por instituições conveniadas ao Município.

A média de pessoas abordadas por dia em janeiro foi de 81, número que representa um aumento de 29% em relação ao mês anterior.

Como funciona o serviço

O serviço de Abordagem Social é prestado a partir de solicitações da comunidade por meio do telefone ou aplicativo 156 e também via WhatsApp, pelo número (47) 98839-7075. Esses canais foram responsáveis por 45,8% das abordagens contabilizadas em janeiro, além das buscas ativas realizadas pelas equipes nas ruas.

PUBLICIDADE