Música Catarinense

Songbook de Arnou de Melo valoriza música instrumental catarinense

Obra reúne 60 partituras autorais, play alongs exclusivos e já está disponível para compra e consulta pública em Itajaí.

Redação Café News 22 de janeiro de 2026

Foto: Divulgação/Bruno Golembiewski
Foto: Divulgação/Bruno Golembiewski

O “Arnou de Melo Songbook” registra parte significativa da produção autoral da música instrumental catarinense ao reunir 60 partituras dos álbuns Fantasia (2009) e Monções (2019) do artista itajaiense, além de play alongs exclusivos, feitos especialmente para a publicação. A obra foi lançada em dezembro de 2025, durante a 28ª edição do Itajazz no Mercado Público de Itajaí, e está disponível para aquisição pelo público interessado.

A publicação evidencia a trajetória de Arnou de Melo, contrabaixista premiado internacionalmente, compositor, arranjador e um dos protagonistas da cena instrumental catarinense. Um dos fundadores do Itajazz, o artista tem atuação reconhecida na formação de músicos e na consolidação de uma cena autoral no estado, trajetória agora sistematizada em formato editorial.

Mais que partitura

Com foco pedagógico e documental, o songbook amplia as possibilidades de estudo, prática e difusão da música instrumental brasileira. As composições foram transpostas para diferentes instrumentos e estão disponíveis também em quatro versões de play along (versão completa, com o contrabaixo em um canal, com o violão em um canal e piano em outro e sem bateria), no intuito de suprir uma lacuna histórica de materiais didáticos na área e oferecer conteúdo acessível tanto para estudantes quanto para músicos profissionais.

Apoio e acessibilidade

O projeto do songbook foi contemplado no Edital de Chamamento Público nº 006/2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), da Fundação Cultural de Itajaí. A obra está disponível para compra ao valor de R$60,00 por exemplar. Os interessados podem obter informações sobre disponibilidade e entrega entrando em contato com Tamara de Melo, pelo WhatsApp (47) 99902-3402.

Consulta pública em instituições

Além da comercialização, o songbook também estará disponível para consulta pública em instituições de Itajaí. Como contrapartida do projeto, exemplares já foram entregues à Fundação Cultural de Itajaí, e a distribuição para o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues, a Biblioteca Pública de Itajaí, a Biblioteca da Univali e escolas de música do município está em andamento.

Este café foi servido com informações do jornalista Natália Uriarte – assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE