Janeiro Branco BCPrevi

Servidores de BCPrevi participam de encontro sobre saúde mental

Encontro faz parte da campanha Janeiro Branco e teve palestra com psicólogo da prefeitura.

Redação Café News 22 de janeiro de 2026

Foto: Divulgação PMBC
Foto: Divulgação PMBC

Servidores públicos municipais participaram de um encontro sobre a Campanha Janeiro Branco, nesta quinta-feira (22), no Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos (BCPrevi). A iniciativa contou com uma palestra que abordou a necessidade de cuidados com o bem-estar psicológico.

Com o objetivo de sensibilizar os servidores sobre a importância do autocuidado em saúde mental e emocional, o encontro foi conduzido pelo psicólogo clínico Rollandy Vieira Rodrigues, servidor público municipal no cargo de Analista Administrativo.

Ao abordar o tema, o profissional explica que o propósito da Campanha Janeiro Branco é trazer consciência sobre saúde mental, uma maneira de lidar melhor com o assunto, cada vez mais discutido em sociedade.

“A campanha tem o objetivo de trazer reflexão e consciência sobre saúde mental e emocional porque, de certa forma, é um assunto que se começou a discutir mais recentemente, pois até 2010 não se falava tanto sobre isso,” disse.

O peso dos dados

Ainda segundo o profissional, há evidências da importância de se discutir o assunto, especialmente, se levarmos em consideração dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) que demonstram que quase 1 em cada 7 pessoas vive com algum transtorno mental no mundo (fonte: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-disorders).

Acolhimento no serviço público

Pensando nisso, a servidora Josélia Geraldo Andrighi, assessora jurídica do BCPrevi, enfatizou a preocupação em saber como ajudar pessoas com transtornos mentais.

“É importante sabermos como ajudar, sem desrespeitar o espaço do outro, mas também sem ser omisso com aquele que está sofrendo de alguma maneira”, frisou.

Neste caso, para o psicólogo Rollandy Vieira, é fundamental perceber os limites demonstrados sobre a própria condição de quem sofre algum transtorno.

“Existem estágios e características de cada transtorno, por isso é importante acolher sempre respeitando o espaço e a privacidade do outro e entender qual a abordagem adequada em cada caso”, disse.

Programa Abraço

Programa Municipal de Apoio à Vida, o Programa Abraço tem o objetivo de atender e acolher pessoas com transtornos mentais por meio de estratégias de valorização da vida. O programa é oferecido pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e dispõe também dos programas Abraço Mulher e Abraço Servidor.

O serviço está disponível 24h por dia por meio do telefone (47) 99982-2322 e dispõe de equipe especializada para atender o público.

Este café foi servido com informações da jornalista Jéssica Diniz.

PUBLICIDADE