Prefeitura reforça regras para uso do deck do Pontal Norte, em Balneário Camboriú
Local voltou a receber visitantes após modernização e agora conta com monitoramento 24h.

Cartão-postal de Balneário Camboriú e ponto de contemplação da natureza, o deck do Pontal Norte voltou a receber visitantes em dezembro do ano passado, após passar por uma grande reforma e modernização. Diante do movimento intenso, principalmente durante a temporada, a Prefeitura reforça as regras de utilização do espaço, com o objetivo de assegurar a segurança dos usuários, a conservação da estrutura e o uso adequado do local, que pode ser acessado todos os dias, das 6h às 23h.
O local é monitorado 24 horas por dia por câmeras distribuídas ao longo de todo o passeio. A estrutura conta com dez totens, cada um equipado com três câmeras, integrados às forças de segurança do município, com o objetivo de coibir práticas ilícitas e garantir uma experiência tranquila aos visitantes. Com tecnologia de ponta, o sistema dispõe de reconhecimento facial, acesso ao Banco de Dados de Procurados da Justiça e capacidade de identificação de pessoas desaparecidas.
“Trata-se de um novo momento para um dos pontos turísticos mais queridos da cidade. Tudo foi pensado com responsabilidade para devolver esse espaço à população ainda mais seguro, acessível, bonito e integrado à natureza. No entanto, a preservação desse ambiente depende do compromisso coletivo. É fundamental que cada visitante faça a sua parte, respeitando as regras e cuidando do local, para que ele continue sendo um espaço de convivência e orgulho para todos”, ressaltou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva.

Regras de convivência
- Jogue o lixo no lixo: É proibido descartar lixo no deck, na praia e na vegetação. Utilize as lixeiras ao longo da estrutura.
- Proibido animais domésticos: A entrada de pets não é permitida, exceto cães-guia.
- Proibido sentar nos guarda-corpos: A medida busca prevenir quedas e preservar a estrutura.
- Proibido acampar: Não é permitido o uso de barracas, redes ou similares.
- Proibido fogueiras: Qualquer tipo de fogo é proibido.
- Proibido bicicletas e autopropelidos: Patinetes e similares não podem circular no espaço.
- Proibido caixas de som: Para não impactar a fauna local e manter o ambiente contemplativo.
- Proibido eventos sem autorização: Toda atividade coletiva precisa de aprovação prévia do município.
- Proibido extrair ou pisotear a vegetação nativa: É essencial respeitar a flora local.
Como denunciar
Visitantes podem acionar os totens de segurança, ligar para a Guarda Municipal pelo 153 ou ir até a Base Integrada de Segurança no próprio Pontal Norte, que funciona 24 horas por dia.
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo





