Saúde e Envelhecimento

Palestra orienta idosos sobre uso de óculos em Balneário Camboriú

Encontro promovido pela Secretaria da Pessoa Idosa abordou tipos de lentes, armações e cuidados com a visão.

Redação Café News 27 de janeiro de 2026

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), ofereceu na tarde desta segunda-feira, dia 26 de janeiro, a palestra “Óculos e Lentes”, proferida por Roberto Messias, consultor óptico. O encontro serviu para orientar os idosos quanto aos cuidados com a visão. A roda de conversa trouxe dicas de como escolher o óculos ideal, e a armação adequada para cada necessidade e tipo de lentes.

Roberto destacou a importância da pessoa idosa ter o conhecimento básico necessário para saber diferenciar os diferentes tipos de lentes, e com isso escolher a mais adequada às suas necessidades com o melhor custo-benefício. Falou da necessidade do cuidado em adquirir um produto de qualidade e boa duração. Dos tipos de lentes monofocais, bifocais e multifocais, sendo estas as principais opções para atender diferentes necessidades visuais. Da diversidade de materiais das lentes, como acrílico, policarbonato, resina e cristal, cada um com características específicas que podem impactar diretamente no conforto e estética dos óculos.

Para a idosa Vanilda Luiza da Silva Bertizzolo, de 72 anos, a informação faz toda a diferença.

“Gostei muito da palestra, bem informativa. Desde os 13 anos uso óculos, muita coisa eu já sabia, mas muitas novidades de tipos de lentes multifocais desconhecia. Muito válida a palestra”, ressaltou.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para o idoso Ozório de Liz, de 82 anos, trazer informações para não errar na escolha dos óculos é algo muito importante.

“Já comprei um óculos com grau errado e não consegui usar, atrapalhou muito minha vida. O consultor óptico trouxe muitas informações preciosas para nós idosos não errarmos na compra do óculos”, concluiu.

Ao final do encontro os idosos puderam fazer o teste de visão, para verificar a necessidade, ou não, da troca dos óculos de grau.

Este café foi servido com informações da jornalista Jeane Munaretti.

PUBLICIDADE