Janeiro Branco

Evento do Janeiro Branco promove diálogo sobre menopausa e saúde mental

Ação do projeto Menopausa em Foco BC promoveu escuta, acolhimento e informação durante o Janeiro Branco.

Redação Café News 24 de janeiro de 2026

Foto: Divulgação/Gabinete da Vereadora Ciça Müller
Foto: Divulgação/Gabinete da Vereadora Ciça Müller

O Parque Ecológico Raimundo Gonçalez Malta recebeu, no dia 24 de janeiro, uma manhã dedicada ao cuidado com a saúde, à informação e ao fortalecimento das mulheres, com atenção especial à saúde mental, em referência à campanha Janeiro Branco.

A ação fez parte do Menopausa em Foco BC, projeto da Alma Psicologia, sob coordenação técnica da psicóloga Sidnei Coelho (CRP12/23954) e contou com o apoio do Gabinete da Vereadora Ciça Müller (PDT).

A iniciativa teve como objetivo ampliar o diálogo e a conscientização sobre a menopausa, promovendo espaços de escuta, acolhimento e acesso à informação qualificada.

Atividades ao ar livre e roda de conversa

A programação foi estruturada a partir de uma abordagem de cuidado integral, alinhada às ações do Janeiro Branco, com foco na saúde mental, emocional e física das mulheres no período do climatério e da menopausa. O evento contou com atividade física ao ar livre, café compartilhado, a participação do Núcleo de Terapias Integrativas da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (ACIBALC), além de uma roda de conversa com a ginecologista Dra. Adriana El Haje, autora do livro Menopausa, Mistério revelado.

Nova legislação em pauta

Durante o encontro, também foi apresentada a Lei nº 5.131/2025, que institui a Política Municipal de Conscientização e Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa de autoria da vereadora Ciça Müller.

A legislação busca humanizar e qualificar o atendimento, assegurando assistência à saúde física e mental das mulheres nessa fase da vida. O tema foi debatido em um bate-papo com a secretária de Saúde, Aline Leal, autora do projeto, e a diretora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, Anna Nienkötter.

“Falar sobre menopausa também é falar de saúde mental. Criar espaços de escuta e informação é essencial para garantir mais qualidade de vida às mulheres”, destacou a vereadora Ciça Müller.

Este café foi servido com informações do jornalista Rodrigo Ferreira.

PUBLICIDADE