Educação ambiental orienta banhistas sobre pets nas praias de Balneário Camboriú
Ações do Programa Bandeira Azul aconteceram no Estaleiro e Taquaras e seguirão até março.

O fim de semana de sol foi cenário ideal para a realização de mais duas ações de educação ambiental do Programa Bandeira Azul - atividade promovida pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
No sábado (24), a ação aconteceu na Praia do Estaleiro e, neste domingo (25), às atividades foram realizadas na Praia de Taquaras, com foco na conscientização sobre a presença de animais domésticos na faixa de areia.
Oficinas na praia
Nos dois locais, a oficina “Animais na Praia” atraiu moradores e turistas que interagiram com a equipe e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os impactos da presença de pets no ambiente praial. Com material didático e atividades recreativas, a proposta foi orientar de forma leve, educativa e sem abordagens invasivas.

De acordo com Katiucia Wilheme, coordenadora da Educação Ambiental do Programa Bandeira Azul e também integrante da Univali, o resultado da ação foi bastante positivo.
“As pessoas vêm, são curiosas e entendem o recado que queremos passar. Não forçamos abordagens, esperamos que elas se aproximem da barraca e interajam com a gente. É um trabalho gratificante e importante, principalmente para orientar sobre os cuidados e as restrições em relação aos animais de estimação na praia”, destacou.
Riscos para os animais e saúde pública
Durante as atividades, foram repassadas informações sobre os riscos à saúde dos próprios animais, como a exposição à areia quente, a ingestão acidental de água do mar e o estresse provocado pelo excesso de estímulos, além da preocupação com doenças zoonóticas, que podem ser transmitidas entre animais e humanos em espaços coletivos.
Ações seguem até março

As ações de educação ambiental tiveram início no dia 17 de janeiro e seguem até março nas praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras, que possuem a certificação Bandeira Azul. A legislação municipal (Lei nº 2445/2005, com nova redação dada pela Lei nº 4085/2017) proíbe expressamente a presença de cães, gatos ou outros animais nas praias, exceto cães-guia. Em 2025, a Lei nº 5016 passou a permitir a presença de animais nos molhes Barra Norte e Barra Sul e em estruturas para eventos que impeçam o contato direto com a areia.
Sobre o Programa
O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional concedida a praias e marinas que cumprem critérios rigorosos relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços e educação ambiental. O Estaleiro e o Estaleirinho integram o programa desde a temporada 2018/2019, com renovações anuais, enquanto Taquaras conquistou o reconhecimento em 2022.
Este café foi servido com informações do jornalista Rafael Weiss.
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo





