Educação Ambiental na Praia

Crianças participam de ação ambiental na Praia Central de Balneário Camboriú

Atividades fizeram parte do Programa Bandeira Azul e do Projeto Praia Limpa neste sábado (31).

Redação Café News 31 de janeiro de 2026

Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

Mais de 60 crianças participaram, neste sábado (31), de atividades de educação ambiental na faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, na altura da Rua 1100. As ações aconteceram das 9h às 13h, na tenda do Beto Carrero World, como parte do Projeto Golfinho, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar.

A ação também integrou as iniciativas do Programa Bandeira Azul e do Projeto Praia Limpa, com foco em sensibilizar o público sobre a preservação da fauna marinha e os impactos das atividades humanas no meio ambiente. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAM), e desenvolvida pela Univali - Unidade Penha, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Oficina, quiz e prêmios

As crianças participaram da oficina “Animais na Praia”, aprendendo sobre os riscos da presença de animais domésticos, como cães, nas praias. Elas foram divididas em grupos de dez e participaram de um quiz com perguntas temáticas. Quem acertava, ganhava brindes.

A programação incluiu ainda uma exposição com animais marinhos taxidermizados, um jogo de tabuleiro sobre o PMP-BS e a fauna-alvo, além de uma palestra sobre espécies marinhas e o trabalho do projeto.

Fala, secretário!

“Nosso objetivo – e essa é uma determinação da prefeita Juliana Pavan – é preparar e fortalecer a base que sustenta um meio ambiente verdadeiramente sustentável. Neste ano, por exemplo, tivemos apenas dois pontos crônicos de praias sem balneabilidade, o que é extremamente positivo. Esse é o primeiro critério para a manutenção do selo Bandeira Azul.”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira.

“Com o Projeto Golfinho, percebemos como essas parcerias se complementam e se fortalecem, envolvendo a Univali, o Corpo de Bombeiros e o Beto Carrero World. A base de tudo isso são as crianças. São elas que levam essa mensagem para dentro de casa, que cobram atitudes dos pais.”, completou Nelson.

Crianças protagonistas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

A bióloga Isabela David, da Univali, destacou o engajamento dos pequenos:

“As crianças estavam bastante envolvidas, participativas e animadas. Falamos sobre a importância de não levar animais à praia, sobre os riscos de desidratação e excesso de calor para os cães. A restrição existe também para proteger os próprios animais.”

Lívia Correa, coordenadora de Projetos Especiais da SEMAM, também reforçou o papel das novas gerações:

“É uma realização ver crianças tão pequenininhas mas já tão engajadas. A gente deposita muita esperança nelas para cuidar das praias e do mundo inteiro.”

Elizabeth dos Santos Erbe, de apenas sete anos, foi uma das participantes:

“Eu achei muito legal. A gente aprendeu sobre os animais marinhos, o significado das bandeiras e ainda fiz várias amizades aqui.”

Programação segue até abril

As ações de educação ambiental do Bandeira Azul seguem até março nas praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. Já o Projeto Praia Limpa, que ocorre há mais de 20 anos, continua até abril, com diversas atividades recreativas e educativas na Arena Verão BCW, também localizada na altura da Rua 1100. A programação é gratuita e funciona todos os dias, das 10h às 18h.

PUBLICIDADE