Nova Orla BC

Balneário Camboriú assina ordem de serviço para paisagismo da nova orla

Projeto prevê mais que o dobro de árvores e inclui áreas gramadas para convivência e lazer na Barra Sul.

Redação Café News 20 de janeiro de 2026

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Foi assinada na segunda-feira (19) a ordem de serviço para a execução do paisagismo da obra de reurbanização da Praia Central, em Balneário Camboriú. Os trabalhos ocorrerão no trecho entre a Rua 3920 e a Barra Sul, com investimento superior a R$ 3 milhões.

A empresa Igara Engenharia Ambiental LTDA, vencedora do processo licitatório nº 16/2025, será responsável pela execução do serviço, que possui prazo de conclusão de 20 meses a partir da data de assinatura.

Primeiros passos

A primeira etapa dos trabalhos, que deve começar nos próximos dias, será dedicada à preparação do solo e à adubagem da terra. Na sequência, a partir do mês de março, terá início o plantio das árvores, quando tiver passado o período mais quente do ano, permitindo que o plantio ocorra em época mais propícia para o desenvolvimento das mesmas.

Projeto mais verde

O projeto original passou por revisão e agora contempla mais do que o dobro de arborização. A ampliação foi definida a partir de pesquisas realizadas com moradores e turistas em relação ao trecho piloto, localizado entre as ruas 4400 e 4600, que receberá reforço na arborização.

“Um dos grandes diferenciais após a revisão do projeto é o aumento significativo da arborização, com mais do que o dobro de árvores em relação ao planejamento inicial. Isso mostra o nosso compromisso com uma orla mais verde e sustentável e que vem ao encontro do que ouvimos nas pesquisas. Ampliar as áreas sombreadas e criar espaços de convivência ao ar livre é cuidar das pessoas e também do meio ambiente, valorizando ainda mais um dos cartões-postais de Balneário Camboriú”, destaca a prefeita Juliana Pavan.

A nova orla contará com grande diversidade de espécies. Entre as árvores previstas estão ipês amarelos e rosas, pitangueiras, buganvílias, aldragos, araçás, quaresmeiras e guapuruvus. Já entre as palmeiras, o projeto inclui butiás, jerivás, coqueiros e a imponente palmeira imperial. Somente no trecho atualmente em execução e no trecho piloto, serão plantadas 510 unidades, todas com mais de quatro metros de altura.

Além disso, o novo desenho da etapa Barra Sul inclui uma área gramada de 3.631 m², pensada para momentos de descanso, convivência ao ar livre e piqueniques à beira-mar.

PUBLICIDADE