Segurança no Réveillon

Balneário Camboriú anuncia reforço tecnológico na segurança do Réveillon

Reunião entre Prefeitura e forças de segurança definiu últimos ajustes e confirmou uso de drones com IA e bases na areia para a virada do ano.

Redação Café News 29 de dezembro de 2025

Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

Nesta segunda-feira (29), na Prefeitura de Balneário Camboriú, foram definidos os últimos ajustes para o trabalho integrado das forças de segurança municipal e estadual durante a festa de Réveillon na cidade – uma das maiores do Brasil. Mais de um milhão de pessoas - entre moradores e visitantes - são esperadas para prestigiar a queima de fogos na Praia Central.

O trabalho em conjunto – que irá envolver cerca de 600 profissionais entre agentes de trânsito, guardas municipais, policiais militares e segurança privada – tem como objetivo oferecer uma festa segura para todos, aliando força humana e o uso da tecnologia.

“O Réveillon de Balneário Camboriú é um dos maiores do Brasil e, por isso, o nosso principal compromisso é garantir que moradores e visitantes possam celebrar com tranquilidade e segurança. Todo esse planejamento integrado, que iniciou meses atrás, demonstra o empenho das forças de segurança municipal e estadual, aliando efetivo qualificado, tecnologia e organização. Estamos trabalhando de forma preventiva, com ações bem definidas, para que a festa seja marcada pela alegria e pelo cuidado com as pessoas”, destaca a prefeita Juliana Pavan.

Bases e tecnologia na areia

Uma das novidades para este ano é a instalação de quatro bases de segurança na faixa de areia da Praia Central, distribuídas em pontos estratégicos: na altura das ruas 2500, 1800 e 1301 e entre o Hotel Marambaia e entrada do molhe do Pontal Norte. As torres de observação serão de uso restrito da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Além disso, haverá monitoramento ininterrupto das câmeras da Central de Operações, localizada na Secretaria de Segurança e Ordem Pública, para repassar informações em tempo real para as forças de segurança.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar farão uso de drones de alta tecnologia para monitoramento. A Polícia Militar utilizará drones de reconhecimento facial e equipados com Inteligência Artificial, capaz de identificar comportamentos suspeitos. Será a única virada de ano no Estado a contar com a tecnologia.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

Também será feito o policiamento embarcado nas águas da praia pela Polícia Militar Ambiental.

Corredor de emergência sinalizado

Importante frisar que também será feito o corredor de segurança na faixa de areia, do Pontal Norte à Barra Sul, para o deslocamento de viaturas para possíveis atendimentos de emergência. O local será sinalizado com grades, mas desde já as forças de segurança pedem a colaboração do público.

“O corredor estará sinalizado mas não podemos isolar totalmente a área para não impedir a passagem das pessoas. Neste sentido, pedimos a colaboração de todos, para que não permaneçam neste corredor, deixando a passagem livre”, ressalta o secretário de Segurança e Ordem Pública, Araújo Gomes.

Força-tarefa ampliada

Além da Guarda Municipal, BC Trânsito e Polícia Militar, a força-tarefa incluirá ainda a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar.

PUBLICIDADE