Treinamento de emergência

Simulado de incêndio vai interditar rua no entorno do Hospital Infantil de Itajaí

Hospital Infantil Pequeno Anjo faz exercício realístico no domingo, com participação de forças de segurança e voluntários.

Redação Café News 21 de novembro de 2025

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Hospital Infantil Pequeno Anjo (HIPA), em Itajaí, realiza neste domingo, 23 de novembro, um exercício simulado realístico de evacuação para caso de incêndio. A ação tem como objetivo fortalecer as práticas de prevenção contra sinistros.

Vai ter movimentação

O simulado começa às 9h e envolve colaboradores da unidade, bonecas representando os pacientes e voluntários no papel de acompanhantes. Também participam a Brigada de Emergência do hospital, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Trânsito e resgate

Para a ação, a rua João Bauer será interditada por cerca de 30 minutos. No local, serão posicionadas ambulâncias para simular o resgate dos pacientes. A evacuação incluirá as alas de internação, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o Pronto Atendimento.

“Nossa intenção é que o simulado seja o mais próximo do real, teremos até simulação de fogo, tudo para que a nossa equipe saiba na prática o que fazer, mas para não colocarmos em risco nossos pacientes, faremos a ação com bonecas e voluntários”, explica Ivanda Teresinha Senger de Macedo, diretora geral do HIPA.

Prevenção levada a sério

A diretora reforça que o simulado também vai medir os tempos de resposta das equipes diante de um princípio de incêndio. A comunidade foi avisada para não confundir a ação com uma situação real de emergência.

“Estamos avisando os pacientes, familiares e queremos que a comunidade tenha conhecimento do simulado, para que não entrem em pânico, ao achar que o incêndio é de verdade. Será um treinamento porque precisamos estar preparados e saber como agir”, completa Ivanda.

Colabore com bonecas

Para a simulação, o hospital solicita ajuda da comunidade no empréstimo de 90 bonecas. “Todas serão catalogadas com nome e telefone da pessoa que emprestar, para posterior devolução”, explica Jurema Gontarski, diretora do Centro de Desenvolvimento Institucional do HIPA.

Referência na região

O Hospital Infantil Pequeno Anjo atende crianças de 0 a 15 anos e é referência na região da AMFRI, que inclui municípios como Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Penha, entre outros. Cerca de 96% dos atendimentos são via Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando seu papel social no atendimento pediátrico da Macrorregião da Foz do Rio Itajaí.

PUBLICIDADE