Semana da Consciência Negra inicia com teatro e homenagem em Balneário Camboriú
Programação segue até sábado (22) com ações culturais pela igualdade racial.

Com peça teatral e curta-metragem, teve início na noite desta segunda-feira (17) a Semana da Consciência Negra – promovida pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e com o apoio da Fundação Cultural. A abertura reuniu o público no Teatro Municipal Bruno Nitz.
“A ocasião foi marcada por momentos de reflexão e valorização da cultura afro-brasileira, sobretudo em razão da apresentação teatral, que foi extremamente relevante para o contexto do dia, ao trazer à tona, com abordagem sensível e profunda, questões essenciais sobre a história e a luta da população negra”, destaca a coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Social, Patricia Picaz Sutil, salientando a contribuição oferecida pela peça de teatro acerca da importância da memória histórica e da luta por igualdade racial.
Na oportunidade, também houve a exibição de um curta-metragem em homenagem a Antonieta de Barros – mulher negra pioneira na política brasileira e reconhecida pelas ações realizadas em prol da educação e da inclusão da população negra em Santa Catarina.
“Esse audiovisual complementou o momento, trazendo um olhar inspirador sobre o legado de mulheres negras na luta por direitos”, avalia a gestora, pontuando que o evento deve reforçar outras ações governamentais em curso voltadas à conscientização sobre questões de igualdade racial e ao combate do racismo estrutural.

Programação segue durante a semana
Com programação cultural diversificada – voltada ao reconhecimento e à valorização da contribuição dos negros na formação da sociedade brasileira –, a iniciativa prossegue até sábado (22) em diferentes espaços da cidade. A entrada é gratuita.
Confira as atividades:

- terça-feira (18), 20h às 22h – Palestra sobre religiosidade Fé Antirrascista na Casa da Família (Rua 3100, 876, Centro);
- quarta-feira (19), 9h – Abertura de exposição de livros de autores e protagonistas negros na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis (Terceira Avenida, 1325, esquina com a Rua 2500, Centro);
- quarta-feira (19), 15h – Contação de histórias de autores étnico-raciais na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis;
- quinta-feira (20), 16h às 22h – Celebração Cultural pela Igualdade Racial na Praça da Bíblia (Avenida da Lagoa, Centro) com apresentações culturais (música, dança, capoeira e samba de roda), incluindo o grupo Break na Vila, e oficina de turbantes e tranças afro;
- quinta-feira (20), das 19h às 20h – Apresentação do grupo cultural Baque Mulher na Praça da Bíblia;
- sábado (22), 11h às 15h30 – Encerramento afrocultural na Praça da Bíblia com as apresentações da Banda Africatarina, em parceria com o Serviço Social do Comércio, e Ancestralidades, com o coletivo Núcleo Corpóreo.
Celebração e reflexão
Motivado pelo Dia da Consciência Negra (20), o evento busca celebrar localmente a cultura afro-brasileira, promover reflexões sobre a importância da história, das lutas e das conquistas da população negra e fomentar a conscientização e o respeito à diversidade e à igualdade racial entre os participantes.
Este café foi servido com informações da Prefeitura de Balneário Camboriú.
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo





