Vem, verão

Praia Central de Balneário Camboriú está 100% própria para banho

Relatório do IMA destaca melhora na balneabilidade e reforça avanços no saneamento da cidade

Redação Café News 03 de novembro de 2025

Foto:
Foto:

Balneário Camboriú iniciou o mês de novembro com uma boa notícia para moradores e turistas: todos os dez pontos de verificação da Praia Central foram considerados próprios para banho, segundo o novo relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O levantamento, referente à semana de 27 a 31 de outubro de 2025, faz parte do boletim nº 77 do órgão, que monitora 238 pontos em todo o litoral catarinense. No total, 186 locais (78,15%) apresentaram condições adequadas para banho.

Em Balneário Camboriú, das 15 áreas monitoradas nas praias do município, apenas a região da Lagoa de Taquaras foi classificada como imprópria para banho. O engenheiro e diretor técnico da Emasa, Jefferson Andrade, explica que a situação da lagoa é conhecida pela autarquia e que já estão nos planos da empresa estudos técnicos para o descomissionamento e a busca de soluções definitivas para o local.

Segundo ele, a Lagoa de Taquaras é um ponto que historicamente apresenta oscilações de qualidade, e a Emasa deverá, em breve, iniciar estudos para avaliar alternativas que garantam a recuperação ambiental da área e a melhoria da balneabilidade na Praia de Taquaras.

Reflexo de ações intensas

Sobre o resultado da análise do IMA, o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, destacou o impacto das ações realizadas pela autarquia e pela Prefeitura nos últimos meses. Ele afirmou que o resultado é mais um presente para Balneário Camboriú nos 20 anos da Emasa, e que o trabalho intenso dos últimos dez meses tem apresentado resultados visíveis. Pavoni parabenizou toda a equipe da autarquia, ressaltando que a dedicação de cada servidor tem contribuído para manter e melhorar a qualidade das praias e do Rio Camboriú.

O diretor também ressaltou que o município vem colhendo os frutos de uma série de investimentos e medidas de gestão ambiental, especialmente voltadas ao tratamento de esgoto na ETE Nova Esperança, que hoje opera com até 95% de eficiência. Para ele, ainda há muito a ser feito, mas é visível que, ao longo da última década, as ações integradas da Prefeitura e da Emasa têm garantido resultados expressivos na manutenção da boa balneabilidade da Praia Central.

Boa notícia para o verão

A condição das águas próprias para banho é um indicador direto da eficiência do sistema de saneamento e da qualidade ambiental urbana — fatores fundamentais para o turismo e o bem-estar da população. Com o verão se aproximando, o resultado positivo chega em um momento importante, reafirmando Balneário Camboriú como um dos destinos mais procurados do Sul do Brasil.

Este café foi servido com informações do jornalista afael Weis.

PUBLICIDADE