Castra Pet BC

Mais de 200 animais são castrados em Balneário Camboriú

Ação do Castra Pet atendeu bairros Nações e Barra com cirurgias gratuitas para cães e gatos.

Redação Café News 24 de novembro de 2025

Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

O Programa Castra Pet realizou um mutirão de castração em Balneário Camboriú nesta sexta e sábado (21 e 22), contemplando os bairros Nações e Barra. Ao todo, 203 animais passaram pelos procedimentos gratuitos.

Onde tudo aconteceu

Na sexta-feira (21), o CastraBus — ônibus adaptado para as cirurgias — esteve no Bairro das Nações, em frente ao Centro de Treinamento Comunitário (CTC). Foram castrados 61 cães e 44 gatos. Já no sábado (22), na Praça do Pescador, no bairro da Barra, outros 51 cães e 47 gatos foram atendidos.

Gente que cuida

Entre os beneficiados, estavam as gatas Maria Flor e Maria, resgatadas no Ariribá pela protetora Gilsemary Araújo, conhecida como Jussi. Ariscas, as gatinhas foram capturadas após várias tentativas. “Elas vieram comer com os meus gatos e consegui capturá-las”, contou Jussi.

Também participaram da ação o cão Benji, de um ano, e o gato Mino, de cinco meses, levados ao CastraBus por Christianne de Jesus e seu filho Carlos Eduardo. “É muito legal essa iniciativa, porque a castração é muito cara”, destacou Carlos.

Nova fase do Castra Pet

A castração itinerante começou em 19 de outubro, no Bairro São Judas Tadeu, onde 140 animais foram atendidos. O secretário de Meio Ambiente, Nelson Oliveira, comemorou os resultados:

“Com este mutirão, ultrapassamos os 340 animais atendidos pelo Castra Pet em Balneário Camboriú. Encerramos neste sábado a ação já com foco na próxima, para que possamos o quanto antes atender as mais de 800 inscrições que já recebemos.”

O CastraBus inclui microchipagem dos animais e a meta do programa é alcançar mil castrações gratuitas. Até o momento, 860 pets já estão inscritos.

Como participar

As inscrições seguem abertas via formulário online ou pelo WhatsApp (47) 9982-1651. As vagas são destinadas prioritariamente a tutores inscritos no Cadastro Único e protetores de animais, mas abertas ao público geral.

E tem mais vindo aí

A próxima edição do Castra Pet já tem data marcada: 21 e 22 de dezembro. Mesmo que as mil vagas sejam preenchidas, o cadastramento continuará aberto para futuras ações.

Castração com cuidado

Os procedimentos incluem:

  • Consulta e avaliação pré-operatória;
  • Cirurgia com material esterilizado;
  • Microchipagem;
  • Medicação pós-operatória por cinco dias;
  • Fornecimento de roupa cirúrgica ou colar elizabetano;
  • Registro em prontuário e atendimento pós-operatório, se necessário.

O investimento da Prefeitura foi de R$ 270.806, com R$ 96 mil oriundos da Festa dos Amigos, destinados ao Fundo Municipal de Amparo aos Animais (FAMA).

Fique ligado nos cuidados

No dia da castração, o pet deve:

  • Estar em jejum (cães: alimentar às 6h / gatos: às 9h);
  • Gatos devem estar em caixas de transporte (sem cobertores ou almofadas);
  • Cães devem usar guia e, se necessário, focinheira;
  • Levar um cobertor;
  • Usar obrigatoriamente colar elizabetano ou roupa pós-cirúrgica.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico pelo telefone (47) 3267-7080.

Este café foi servido com informações da jornalista Silvana de Castro.

PUBLICIDADE