Lula manda pro Congresso novo plano que vai guiar a cultura do país até 2034
Criado no último governo Lula em 2010 e deixado de lado em 2020, novo plano marca retomada de uma política interrompida e o compromisso do atual governo com a cultura do nosso país

O presidente Lula enviou ao Congresso Nacional o novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que define metas e diretrizes para o setor pelos próximos dez anos. O plano chega junto da criação de uma comissão tripartite que reúne União, estados e municípios pra organizar as ações culturais no país.
Evento no Planalto marcou a entrega
A entrega oficial aconteceu nesta segunda-feira (17), em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes. O evento marcou a retomada da política cultural estruturada no governo federal.
Documento tem metas e participação popular
O novo PNC foi elaborado com base em escutas públicas e participação da sociedade civil. Ele traz metas até 2034 e busca garantir acesso à cultura em todo o país, valorizando a diversidade, o fomento à produção e o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura.
Plano criado por Lula, interrompido depois
O primeiro Plano Nacional de Cultura foi sancionado por Lula em 2010, com validade de dez anos. Após 2020, a política foi abandonada — reflexo do desmonte das estruturas culturais durante o governo Bolsonaro, que enfraqueceu o setor e travou a atualização do plano.
Compromisso com a cultura é retomado
Agora, o governo federal retoma esse compromisso com um documento renovado, construído em diálogo com a sociedade e voltado à valorização da cultura como política de Estado. A medida também sinaliza a reestruturação de mecanismos de gestão cultural em todo o país.
Próximos passos no Congresso
O texto do novo plano ainda precisa ser aprovado pelo Congresso. Se aprovado, ele passa a valer como referência para todas as esferas de governo até 2034, guiando investimentos, programas e políticas públicas na área da cultura.
Este café foi servido com informações do Governo Federal.
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo






