Turismo em alta

Balneário Camboriú espera alta ocupação hoteleira no feriadão

Às vésperas do feriadão da Consciência Negra, maioria dos hotéis da cidade já registra ocupação acima de 90%

Redação Café News 19 de novembro de 2025

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), deve movimentar intensamente Balneário Camboriú. Como a data emenda com a sexta-feira, somando quatro dias de folga – quinta, sexta, sábado e domingo – a expectativa da hotelaria é de muito movimento na cidade, aliada ainda a eventos que acontecem na cidade e região, como o Congresso Nacional de Mulheres, em Itajaí, e o Viva o Natal BC 2025, em Balneário Camboriú.

Cidade movimentada e decorada

De acordo com o trade turístico, muitos turistas já garantiram hospedagem antecipada, e a cidade deve receber grande fluxo de visitantes, impulsionado tanto pelo feriadão prolongado quanto pelo início oficial da programação de Natal.

A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Andrezza Negrini, reforça o otimismo do setor.

“A expectativa é muito alta. A hotelaria projeta uma ocupação média de 95% e alguns hotéis devem chegar à lotação máxima. Além disso, será o primeiro fim de semana oficial da programação de Natal da cidade. Balneário está toda decorada, com atrações, espetáculos e os desfiles que acontecem sempre nas quartas e sábados. Tudo isso contribui para atrair ainda mais visitantes”, destaca.

Impacto na economia local

Com a cidade enfeitada e uma agenda cheia de atrações natalinas, os estabelecimentos turísticos se preparam para receber o grande volume de turistas. A previsão é que a movimentação se espalhe por toda a cidade, aquecendo comércio, gastronomia e serviços durante esses quatro dias.

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), Rodrigo Vieira, reforça que às vésperas do feriadão a maioria dos hotéis da cidade já registra ocupação acima de 90%.

“Esse feriado, aliado ao início das atrações de Natal, confirma que Balneário Camboriú segue como um dos destinos mais procurados do país. Porém, é importante destacar que novembro, até aqui, apresentou um movimento abaixo do esperado, especialmente porque os feriados caíram nos finais de semana. A média de ocupação do mês deve ficar em torno de 50%, enquanto no ano passado ultrapassou os 60%.”

Feriado como alívio para o mês

Por isso, segundo Rodrigo Vieira, esse feriadão é fundamental para ajudar a equilibrar os resultados de novembro.

“E mais do que isso: reforça a necessidade de eventos e programações estruturadas, como o Viva o Natal BC. Quando a cidade oferece atrações contínuas, o trade turístico responde e o turista vem. E o Sindisol está à disposição para colaborar com iniciativas que fortaleçam o calendário e mantenham Balneário Camboriú em evidência o ano inteiro”, explica.

Gastronomia também deve bombar

A expectativa também é positiva para os restaurantes da cidade, reconhecidos pela diversidade gastronômica que atrai visitantes o ano inteiro. A vice-presidente do Sindisol, Gabriela Moro, destaca que o feriadão deve gerar forte movimento nos estabelecimentos.

“Balneário Camboriú tem uma oferta culinária ampla, que agrada diferentes perfis de visitantes ao reunir uma variedade de estilos e propostas gastronômicas. Para este feriado, a expectativa é de movimento intenso, especialmente nos restaurantes das áreas turísticas e da orla. A diversidade de sabores é um dos grandes atrativos de quem escolhe viver a cidade”, afirma Gabriela Moro.

PUBLICIDADE