Vila do Artesanato de BC será revitalizada
Intenção da Prefeitura é transformar o local em um novo ponto cultural e turístico da cidade.
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, trabalha para dar nova cara à Vila do Artesanato. A reestruturação do espaço, que funciona na Praça da Bíblia, na Avenida da Lagoa, no Centro, teve início com o Edital n°007/2025, que selecionou os novos permissionários na última semana. Agora, administração municipal e os novos permissionários atuam em conjunto para transformar a vila em um passeio cultural e turístico.
As melhorias estão previstas para iniciar nos próximos dias, com a substituição das portas de madeira das salas comerciais por portas de ferro, que receberão intervenções artísticas. Demanda antiga dos empreendedores culturais, a substituição das portas possibilitará mais segurança. Parte da reforma será custeada pelos novos ocupantes das salas, em conformidade com o edital. Já a Fundação Cultural ficará responsável pelas intervenções artísticas, pintura e instalação de um novo toldo.
Desde setembro, a Vila do Artesanato encontra-se inativa, devido ao lançamento do novo edital, e após a sua reabertura terá novos produtos, como artesanatos contemporâneos, souvenirs (lembranças) para turistas, culinária italiana, sorvetes artesanais, além de pastéis e livros. Com a reestruturação, o espaço passará a ter música ao vivo.
“Esse espaço tem um potencial enorme e queremos que ele volte a ser motivo de orgulho para a cidade, tanto para os moradores quanto para quem nos visita. A revitalização é mais um passo dentro do nosso compromisso de fortalecer a identidade cultural do nosso município e incentivar o desenvolvimento criativo e econômico do setor”, ressalta a prefeita Juliana Pavan.
“Temos certeza de que, com a união entre a Fundação Cultural e os novos permissionários, vamos transformar o espaço em um verdadeiro boulevard cultural”, pontua Ed Rocha Jr., diretor de Artes da Fundação Cultural.
Reabertura prevista para novembro
A previsão é que a Vila do Artesanato seja reaberta em meados de novembro.
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo