Festival Tainha Dourada divulga curtas selecionados em Itajaí
Evento acontece de 3 a 8 de novembro e vai premiar destaques entre os 41 curtas selecionados.

O Festival de Cinema Tainha Dourada anunciou os 41 curtas-metragens selecionados para a sua 14ª edição, que acontece de 3 a 8 de novembro, em Itajaí (SC). As obras foram escolhidas entre 555 inscrições de diversos países, abrangendo categorias como Curta Universitário (Catarinense, Nacional e Internacional), Curta Profissional Catarinense e Curta Profissional Nacional. Ao fim do festival, os destaques serão premiados com troféus e prêmios em dinheiro.
Celebração das histórias regionais
Com o tema “Todas as Histórias Regionais”, o evento de 2025 destaca a pluralidade do cinema brasileiro, com ênfase nas produções catarinenses. A seleção levou em conta critérios técnicos (som, imagem, produção), estéticos (roteiro, narrativa, direção de arte, etc.) e a relevância temática das obras.
Como foi a escolha
A primeira triagem filtrou 243 filmes com base em qualidade técnica e temática. Em seguida, uma curadoria interna com 19 especialistas reduziu o número para 80. Por fim, uma comissão externa selecionou os 41 filmes que farão parte da programação oficial.
Jurados de peso
A comissão julgadora contou com nomes reconhecidos do audiovisual: Aline Belli (presidente do Santacine), Bibiana Osório, Desirée Portela, Mariana Coelho, Vitor Cardoso e Yasser Socarás González.
O olhar da curadoria
Marcelo Juchem, curador do festival, afirma que a diversidade e a qualidade das produções comprovam o sucesso do evento.
“Encontramos uma diversidade muito grande nas obras, o que já era esperado até pela temática desta edição. Tivemos também produções que se sobressaem em qualidade e percebemos que a produção catarinense vai muito bem, mas tem potencial de crescimento. Outro ponto a ser destacado é que os universitários vêm com força e produções de alta qualidade”, ressalta Juchem.
Premiações e exibições
Durante o festival, os curtas serão exibidos e concorrem em diversas categorias. Entre as universitárias (Catarinense e Nacional), haverá prêmios para documentário, ficção, animação, roteiro, direção, entre outros. A categoria internacional premiará o Melhor Filme Universitário Internacional. Já entre os profissionais, haverá prêmios para Melhor Curta Catarinense e Melhor Curta Nacional.
E os longas?
Além dos curtas, o festival contará com a mostra “Peixe Grande”, com longas-metragens como Encantados de Tizuka Yamasaki, Lua em Sagitário, Pequeno Segredo, O Último Filme do Meu Pai, entre outros.
Sobre o festival
Criado em 2012 pelo curso de Produção Audiovisual da Univali, o Festival Tainha Dourada é hoje um dos principais eventos de cinema universitário do Sul do Brasil. Em 2025, amplia sua atuação em parceria com a produtora Rockset Filmes. O evento é viabilizado pelo Prêmio Catarinense de Cinema 2023 – Edição Especial Lei Paulo Gustavo, promovido pelo Governo Federal e realizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Todas as atividades são gratuitas e com inscrições pelo site tainhadourada.com.br.
Este café foi servido com informações de Natália Uriarte Vieira e Paulo Scarduelli.
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo





