Cinema Catarinense

Festival Tainha Dourada chega à 14ª edição em Itajaí

Evento ocorre de 3 a 8 de novembro com exibições, oficinas e premiação de curtas-metragens regionais e nacionais.

Redação Café News 23 de outubro de 2025

Oficina de atuação (Foto: Kristel Kardeal)
Oficina de atuação (Foto: Kristel Kardeal)

O Festival de Cinema Tainha Dourada chega à sua 14ª edição, de 3 a 8 de novembro, em Itajaí (SC), e consolida-se como um dos principais festivais do sul do país. Com o tema “Todas as Histórias Regionais”, o evento celebra a diversidade do audiovisual brasileiro e dá ênfase às histórias catarinenses. As atividades serão todas gratuitas, distribuídas nos seis dias em todos os turnos, mas exigem inscrição prévia no site tainhadourada.com.br.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De olho na integração

Neste ano, o evento reforça a conexão entre o ambiente acadêmico e o mercado audiovisual, resultado da realização em parceria entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a produtora Rockset Filmes. O festival exibirá 40 curtas-metragens selecionados entre 555 inscritos de vários países, nas categorias Curta Universitário (Catarinense, Nacional e Internacional), Curta Profissional Catarinense e Curta Profissional Nacional. Ao todo, serão entregues mais de 20 prêmios, entre troféus e valores em dinheiro.

Abertura com estrela

A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 3 de novembro, das 9h30 às 11h30, no Teatro Adelaide Konder (Univali – Itajaí). A convidada especial desta edição é a cineasta Tizuka Yamasaki, que apresentará seu longa-metragem “Encantados” na sessão da tarde, seguida de um bate-papo com o público.

Tainha Dourada (Foto: Divulgação)
Tainha Dourada (Foto: Divulgação)

Longas também ganham espaço

Já a mostra especial “Peixe Grande” trará uma seleção de longas catarinenses. São eles: Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor, Lua em Sagitário, Pequeno Segredo, O Último Filme do Meu Pai, Quando o Brasil Era Moderno, Uma Carta para Ferdinand, e Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo.

Mais que exibições

Além das exibições, a programação contará com atividades formativas e experiências culturais em parceria com instituições e marcas, como ARRI, LUMIX Panasonic, Projeto Paradiso, B_arco, SEBRAE e a plataforma Transforma, com a presença de profissionais renomados do mercado audiovisual.

Tizuka Yamasaki, diretora de cinema, produtora e roteirista- Foto Eny Miranda e Marcos Faber (Foto: Divulgação)
Tizuka Yamasaki, diretora de cinema, produtora e roteirista- Foto Eny Miranda e Marcos Faber (Foto: Divulgação)

Premiação recheada

O Tainha Dourada entregará mais de 20 prêmios. Nas categorias Universitárias (Catarinense e Nacional), serão premiados os melhores em Documentário, Ficção, Animação, Roteiro, Direção, Fotografia, Áudio, Edição, Direção de Arte, Ator, Atriz e Voice Talent. A categoria internacional destacará o Melhor Filme Universitário Internacional. Já nas categorias profissionais, o festival reconhecerá os destaques do cinema catarinense e nacional com os prêmios de Melhor Curta Catarinense e Melhor Curta Nacional.

Um pouco de história

Criado em 2012 pelo curso de Produção Audiovisual da Univali, o Festival Tainha Dourada consolidou-se como um dos principais eventos de cinema universitário do Sul do Brasil. Em 2025, o festival vive um novo momento, com programação ampliada e integração entre o meio acadêmico e o setor profissional do audiovisual, fortalecendo o cinema catarinense e as histórias regionais brasileiras.

Acessibilidade e formação

Para garantir acessibilidade e inclusão, o festival contará com recursos como legendas descritivas e palestras com intérpretes de Libras, conforme demanda. A programação inclui ainda ações de formação nas escolas municipais de Itajaí, incentivando desde cedo o contato com o audiovisual e o fortalecimento do cinema regional.

Serviço

  • O quê? 14º Festival de Cinema Tainha Dourada
  • Quando? De 3 a 8 de novembro de 2025
  • Onde? Univali – Rua Uruguai 458, Centro, Itajaí
  • Quanto? Gratuito, inscrições obrigatórias em tainhadourada.com.br
  • Instagram: @tainhadourada

Este café foi servido com informações de Natália Uriarte Vieira e Paulo Scarduelli (assessorias de imprensa).

PUBLICIDADE