BC +Arborizada

Balneário Camboriú quer sugestões de áreas para plantio de árvores

Prefeitura lançou formulário para que moradores indiquem espaços públicos que possam receber mudas nativas.

Redação Café News 28 de outubro de 2025

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Balneário Camboriú está convidando os moradores a participarem do plano de ação BC +Arborizada, indicando áreas públicas para o plantio de árvores nativas. A ideia é envolver a população no processo de arborização da cidade, por meio de um formulário online, onde é possível até anexar fotos do local sugerido.

Uma cidade mais verde

Lançado em 24 de setembro de 2025, o plano BC +Arborizada prevê o plantio de mil árvores em um ano. A iniciativa inclui tanto áreas já mapeadas quanto sugestões da comunidade. Após análise técnica, o Município realizará os plantios nos locais viáveis, ou seja, sem fiação elétrica ou tubulações no subsolo.

Adote uma árvore

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A proposta inclui também a adoção das árvores pelos próprios moradores, que se tornam responsáveis pelos cuidados com a muda após o plantio. Já quem quiser plantar em terrenos particulares, pode retirar mudas no Viveiro Mata Atlântica, localizado no Parque Raimundo Malta.

Mapeamento completo

O plano utiliza dados do Diagnóstico da Arborização Urbana feito em 2022 e 2023 pela empresa Arboran. Foram identificados 7.092 pontos adequados para receber árvores nativas, com base em mapeamento por software especializado.

Parcerias que florescem

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Além da participação popular, o Município conta com a ajuda da iniciativa privada. No dia 20 de outubro, por exemplo, o Balneário Shopping doou 50 mudas de ipês-amarelos, que foram plantadas na Avenida das Flores.

“Nosso propósito é tornar Balneário Camboriú uma cidade ainda mais verde e participativa. O BC +Arborizada é um convite para que cada morador contribua com o futuro, adotando uma árvore e ajudando a cuidar do espaço onde vive. A soma de pequenas ações gera uma grande transformação ambiental”, destaca o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira.

Participe também

Para sugerir um local público para plantio, basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdN6MgSh03edf5A-MREB4thrQjcVUPiTLID0wAGNuGJneJxDA/viewform?usp=publish-editor

PUBLICIDADE