Balneário Camboriú lança o projeto Farol Literário
Iniciativa busca valorizar escritores locais e ampliar o acesso à produção literária da cidade.

Foi lançado nesta quarta-feira (29/10), na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, o Farol Literário, projeto instituído pela Lei nº 5009/2025, de autoria da vereadora Ciça Müller (PDT). A iniciativa tem como objetivo incentivar e valorizar a produção literária local, promovendo a aquisição de livros de autores residentes em Balneário Camboriú ou membros da Academia de Letras de Balneário Camboriú (ALBC), e fortalecendo o vínculo entre a comunidade e os escritores da cidade.
Fortalecendo a cena literária local
O Farol Literário integra o Programa de Incentivo à Literatura Local no acervo das bibliotecas públicas municipais, buscando enriquecer o acervo público e ampliar o acesso da população a obras que retratem aspectos culturais, históricos e sociais da região, além de fomentar o interesse pela leitura e pela valorização da identidade local.
“A literatura é um dos pilares da nossa identidade cultural. Com o Farol Literário, estamos reconhecendo o valor dos nossos escritores e garantindo que suas vozes façam parte do patrimônio literário da cidade.”
Evento de lançamento reuniu autoridades e comunidade
O evento de lançamento foi bastante prestigiado, reunindo autoridades, escritores e representantes da comunidade local. Estiveram presentes o presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Allan Müller Schroeder, o diretor de Arte, Ed Rocha Junior, e a coordenadora da Biblioteca Pública, Miriam Ramoniga. A cerimônia também contou com a presença do presidente da Academia de Letras de Balneário Camboriú, Eudes Moraes, da coordenadora da Setorial de Literatura, Sibeli Luz, além de escritores locais, professores, alunos da Escola de Educação Básica Presidente João Goulart e servidores da biblioteca.
Incentivo à economia criativa e transparência pública
O projeto do Farol Literário reconhece a importância de apoiar escritores que contribuem para o desenvolvimento cultural e educacional da comunidade, promovendo a aquisição de obras selecionadas por critérios de representatividade e qualidade, como o tempo de residência no Município ou a participação na ALBC. Além disso, a iniciativa incentiva a economia criativa, fortalecendo o mercado editorial local e ampliando a visibilidade dos autores independentes da região.
Garantia de acesso e valorização da cultura
A regulamentação do processo de aquisição, por meio de uma comissão de seleção, garante transparência, imparcialidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos. A nova lei reafirma o compromisso com a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento, beneficiando tanto os autores quanto os leitores da comunidade.
Com o Farol Literário, Balneário Camboriú reforça seu papel de promover a cultura, a leitura e a valorização da identidade local, fortalecendo as bibliotecas públicas como espaços de aprendizado, inclusão e incentivo à produção literária municipal.
Este café foi servido com informações do jornalista Rodrigo Ferreira.
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo





