Saneamento Urbano

Balneário Camboriú apresenta detalhes do Projeto Praia 100% Limpa

A obra vai implantar linhas auxiliares de esgoto na Avenida Brasil para melhorar a balneabilidade da Praia Central.

Redação Café News 17 de outubro de 2025

Foto: Divulgação/PMBC
Foto: Divulgação/PMBC

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), realizou na noite de quinta-feira (16) uma reunião pública para apresentar à sociedade civil organizada, imprensa e autoridades os detalhes do Projeto Praia 100% Limpa. O encontro aconteceu no auditório do Hotel Geranium.

Durante a apresentação, o diretor-presidente interino da Emasa, o engenheiro Jefferson Andrade, demonstrou como vai funcionar a iniciativa, que tem como foco melhorar a balneabilidade da Praia Central com a implantação de linhas auxiliares de esgoto na Avenida Brasil, entre as ruas 2900 e 3700.

Situação atual e necessidade da obra

Jefferson exibiu exemplos de situações identificadas pela autarquia, como invasões de tubulações pluviais na rede de esgoto e vice-versa, o que comprova a necessidade urgente da obra para garantir o pleno funcionamento do sistema sanitário e evitar contaminações.

“O Projeto Praia 100% Limpa representa um grande avanço para Balneário Camboriú, pois trará benefícios diretos à qualidade das águas da praia e ao meio ambiente urbano. É um projeto estruturante para a cidade e a determinação da prefeita Juliana Pavan é que ele continue avançando em 2026, ampliando as melhorias em outras regiões”, destacou Jefferson.

Obra começa segunda-feira

Foto: Divulgação/PMBC
Foto: Divulgação/PMBC

Os trabalhos terão início na próxima segunda-feira (20), pela Rua 3700, esquina com a Avenida Brasil, avançando gradativamente até a Rua 2900.

“Será uma obra rápida e feita por etapas. Não vamos abrir a avenida de ponta a ponta para colocar a tubulação. A execução será progressiva, justamente para causar o menor impacto possível na rotina das pessoas e no trânsito da cidade”, ressaltou o diretor.

Cronograma acelerado

O cronograma prevê um ritmo acelerado de execução, com a meta de avançar ao máximo até a primeira semana de dezembro. Caso os serviços não sejam concluídos até o início da temporada de verão, a obra será retomada logo após o período.

Este café foi servido com informações do Jornalista Rafael Weiss.