Balneário Camboriú abre inscrições para escolinha de atletismo
Atividade gratuita da Fundação Municipal de Esportes atende crianças entre 6 e 12 anos no Estádio das Nações.
A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú está com inscrições abertas para a escolinha de iniciação ao atletismo oferecida no Estádio das Nações (Estádio Municipal Eduardo Zeferino Tiago) – localizado na Rua Libéria, 780. A atividade, aberta à participação de garotas e garotos com idades entre 6 e 12 anos, acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras, com turmas às 8h e às 15h. Para participar, os interessados devem residir em Balneário Camboriú, respeitar a faixa etária da turma e se cadastrar no endereço: www.fmebc.sc.gov.br. A matrícula é realizada a seguir, no local das aulas, conforme o limite de vagas.
O que a criançada vai aprender
A iniciativa busca apresentar o atletismo de forma lúdica aos participantes em três encontros semanais com 60 minutos de duração e programação envolvendo aquecimento, parte principal e atividade lúdica.
“A proposta é passar princípios básicos do atletismo, estimulando a interação das crianças e ajudando no desenvolvimento das habilidades motoras”, explica a técnica Daiana Voigt Gamboa.
Segundo ela, é realizado um pouquinho de cada prova para os alunos conhecerem, para eles entenderem as possibilidades que eles têm, já que cada criança se adapta melhor a uma prova.
“Então uma das minhas funções é descobrir o que a criança vai gostar mais de fazer, no que ela tem maior aptidão física, para direcioná-la para a prova certa”, detalha a treinadora, referindo-se à diversidade do atletismo, que reúne provas de corrida, de arremesso, de lançamento e de salto.
De aluno a atleta olímpico
A técnica foi também responsável pela descoberta do atleta olímpico e bolsista da FME, Douglas Hernandes Mendes da Silva.
“Aqui, efetivamente, a gente fez o primeiro registro dele como atleta. E o Douglas hoje é um cara que tem visto americano, que competiu pela seleção brasileira, que conhece uma série de países, enfim, que realmente comprova que o esporte transforma vidas.”
Muito além do esporte
Para Daiana Voigt Gamboa, a criança que pratica atividade física com regularidade é, de fato, diferenciada.
“Aqui, ela tem a personalidade moldada, porque nós ajudamos a formar cidadãos com as experiências que oferecemos a ela, pelo contato dela com as regras, com a disciplina, com o trabalho em equipe, com várias outras questões, incluindo questões morais, que, em conjunto, ajudam na formação de cidadãos de verdade, de pessoas melhores. E a gente sabe que elas levam, tudo isso, todo esse aprendizado, para a vida adulta também”, avalia.
O velocista Douglas Hernandes Mendes da Silva confirma os benefícios do esporte.
“O atletismo, para mim, é a base de tudo. Com ele, eu pude conhecer vários países e, com algumas experiências que ele me proporcionou, eu acabei me tornando uma pessoa melhor, um atleta melhor, pois ele abriu a minha cabeça para muitas coisas.”
Tem mais oportunidade por aí
No caso de interessados com mais de 12 anos de idade, há vagas disponíveis em outro grupo de treinamento – aberto a iniciantes no atletismo. A também bolsista da FME, Anny Caroline de Bassi, iniciou a carreira na cidade aos 15 anos de idade – e hoje coleciona medalhas conquistadas em provas de velocidade no Brasil e no exterior.
“Já faz 13 anos que eu treino aqui em Balneário Camboriú. E eu fico muito feliz de poder representar a minha cidade desde que eu comecei.”
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo