Trânsito e Mobilidade

Agentes de Trânsito completam 20 anos de atuação em Balneário Camboriú

Primeira turma foi formada em 17 de outubro de 2005 e marcou o início da atuação municipal no setor.

Redação Café News 21 de outubro de 2025

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Há 20 anos foi formada a primeira turma de Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú. Inicialmente vinculada à Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Balneário Camboriú (Compur), a instituição foi um marco de avanço e desenvolvimento em questões de trânsito e mobilidade no município. Hoje com 82 profissionais, o efetivo segue se atualizando e contribuindo na fiscalização, orientação, formação e prevenção no trânsito.

“Balneário Camboriú conta com um time comprometido que atua há 20 anos com dedicação, responsabilidade e coragem no cuidado com o nosso trânsito. Hoje, são 82 agentes que, diariamente, garantem a segurança e a fluidez das vias, enfrentando sol, chuva e todos os desafios que a função exige. Nosso compromisso é seguir valorizando esses profissionais, fortalecendo a estrutura da BC Trânsito e investindo em capacitação e tecnologia, para que o trabalho continue sendo exemplo de eficiência e compromisso com a cidade”, ressalta a prefeita Juliana Pavan.

Celebração com reconhecimento

A data foi celebrada em um encontro dos profissionais no último domingo (19). Além disso, a Câmara de Vereadores promoveu, na noite de sexta-feira (17), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Agente de Trânsito – celebrado em 16 de outubro. A solenidade foi proposta pelo presidente do Legislativo Municipal, Marcos Kurtz.

De onde tudo começou

Os trâmites para a atuação dos profissionais começou oficialmente em 2004, com a Lei Municipal nº 2.399, que atribuiu à Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Balneário Camboriú (Compur) as competências de órgão executivo de trânsito. Durante o segundo mandato do então prefeito Rubens Spernau (2005–2008), foi implantado o serviço municipal de Agentes de Trânsito e, em 17 de outubro de 2005, tomou posse a primeira turma, composta por 30 agentes.

Em 2005, os atendimentos realizados pelos agentes de trânsito ocorriam das 7h às 19h. Já em 2006, o horário foi estendido até a meia-noite e, posteriormente, passou a ser realizado 24 horas por dia, atendendo a um apelo dos cidadãos que solicitavam mais presença e apoio no trânsito da cidade.

Os Agentes de Trânsito se mantiveram vinculados à Compur por 15 anos. Esse vínculo perdurou até 19 de dezembro de 2019, quando foi sancionada a Lei Complementar nº 53, extinguindo a Compur e criando a Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito). Os agentes foram incorporados oficialmente à nova estrutura em 2 de maio de 2020, marcando o início de uma nova era de autonomia, valorização e fortalecimento institucional.

Educação e novas atribuições

Além dos serviços administrativos e operacionais, um dos principais braços de trabalho da BC Trânsito é a Escola Pública de Trânsito de Balneário Camboriú (EPTBC), espaço voltado à formação cidadã e à educação para o trânsito. A escola é hoje referência estadual, recebendo crianças, adolescentes e adultos para vivências educativas que despertam consciência e responsabilidade, ministradas por agentes de trânsito e profissionais auxiliares.

De olho na micromobilidade

Os Agentes de Trânsito agora também são um pilar fundamental na fiscalização de ciclomotores e autopropelidos, uma realidade atual da micromobilidade. Com eles, Balneário Camboriú tornou-se referência em legislação e fiscalização desses equipamentos. Os profissionais são responsáveis pela fiscalização, aplicação de multas, remoções e apreensões. A classificação das penalidades segue o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Este café foi servido com informações do jornalista Mateus Silva.