PIT de Balneário Camboriú moderniza atendimento e reduz burocracia
Posto de Informações Turísticas adota tecnologia para agilizar processos e liberar equipe para ações estratégicas.
O Posto de Informações Turísticas (PIT) de Balneário Camboriú está passando por uma modernização estratégica que alia tecnologia, eficiência e atendimento humanizado. A iniciativa prevê a transformação do espaço em um centro de atendimento inteligente, combinando o suporte presencial de qualidade com totens de autoatendimento, permitindo procedimentos de forma rápida e autônoma.
A partir de diagnósticos técnicos e reuniões internas, a Secretaria de Turismo e a Secretaria da Fazenda reduziram de oito para quatro as etapas na tramitação da cobrança da taxa turística, diminuindo em 50% a burocracia do processo. A meta é chegar a apenas dois procedimentos até dezembro. Essa simplificação é parte de um projeto maior de informatização completa, no qual todos os trâmites serão realizados online, dispensando a parada física de ônibus no PIT e acelerando a liberação dos veículos.
Sistema E-Pública
O sistema E-Pública, implantado em julho, é o núcleo dessa modernização. Entre as melhorias em desenvolvimento estão a emissão eletrônica imediata de recibos para guias e motoristas, integração automática com sistemas de pagamento, busca por nome fantasia de hotéis e estacionamentos, retirada de campos redundantes, flexibilização de obrigatoriedades como o CPF do motorista e geração de relatórios completos. O objetivo é eliminar sistemas arcaicos e sem integração, além de definir diretrizes para arquivamento, padronizar processos e reduzir retrabalho.
Novo modelo de atendimento
Atualmente, o PIT conta com 15 colaboradores, que atuam em turnos das 6h às 23h59 de segunda a sexta-feira, e em plantões de 12 horas aos sábados, domingos e feriados. Cada turno tem cinco servidores para atendimento presencial. Com o novo sistema operando em sua capacidade máxima, será possível reduzir para dois servidores por turno no atendimento interno, destinando os demais para ações externas, como visitas a atrativos, coleta de dados e levantamento do inventário turístico. A Secretaria da Fazenda também eliminará a baixa manual desses pagamentos, otimizando o tempo e a produtividade da equipe.
Para o secretário municipal de Turismo, Evandro Neiva, a iniciativa é mais do que uma atualização tecnológica.
“A modernização do PIT visa criar um centro de atendimento inteligente, unindo suporte humano e autoatendimento. Isso permitirá ao visitante resolver rotinas rapidamente, enquanto a equipe foca em ações estratégicas para fortalecer o turismo local. Essa iniciativa é crucial para Balneário Camboriú manter seu protagonismo no turismo nacional, garantindo atendimento ágil e focado no visitante”, afirmou.
Reconhecimento
Como reconhecimento a esse trabalho, no dia 13 de agosto, às 18h30, as analistas turísticas do PIT receberão uma moção na Câmara de Vereadores pelos relevantes serviços prestados ao longo dos anos em prol do turismo de Balneário Camboriú. A solenidade contará com a presença da prefeita Juliana Pavan e será realizada no plenário da Câmara.
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