Filhote de jacaré com leucismo é resgatado em Balneário Camboriú
Mutação genética deixa o animal mais exposto a predadores e com dificuldade para caçar; ele será avaliado em zoológico antes de ter destino definido

Um filhote de jacaré-de-papo-amarelo com leucismo — condição genética rara que afeta a pigmentação da pele — foi resgatado nesta semana em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina.
Flagra no Litoral Norte de SC
O animal foi encontrado por funcionários da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, onde é comum avistar fêmeas com filhotes na lagoa próxima. Desta vez, no entanto, o pequeno jacaré estava sozinho e sem sinal da mãe.
Do esgoto ao zoológico
Assim que foi localizado, o filhote foi entregue à Polícia Militar Ambiental, que realizou o resgate e o encaminhou ao Zoológico de Balneário Camboriú, no Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, para receber os cuidados necessários.
Quem entrou em cena
Além dos funcionários da ETE e dos agentes da Polícia Ambiental, o caso agora está sob responsabilidade do zoológico da cidade. A destinação do animal será definida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
Por que esse jacaré é especial?
O leucismo provoca a perda parcial de pigmentação, fazendo com que o animal apresente coloração mais clara que o normal. Essa alteração genética compromete sua camuflagem natural, dificultando a caça e aumentando o risco de ataques por predadores.
E o que vai acontecer com ele?
O filhote passará por avaliação veterinária antes de qualquer decisão sobre sua permanência em cativeiro ou outra destinação. Por enquanto, segue sob observação no zoológico da cidade.
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo





