Orla Sustentável

Balneário Camboriú ganha 12 novos contentores subterrâneos na Praia Central

Equipamentos para resíduos comuns e recicláveis reforçam a zeladoria urbana e já estão em funcionamento.

Redação Café News 23 de julho de 2025

Foto: Divulgação/Empresa Ambiental
Foto: Divulgação/Empresa Ambiental

No mês de aniversário de Balneário Camboriú, foram instalados mais doze contentores subterrâneos para descarte de resíduos orgânicos e recicláveis. As estruturas já estão em funcionamento no trecho piloto da nova orla da Praia Central, entre as ruas 4400 e 4600. Com isso, a cidade passa a ter 34 contentores subterrâneos instalados.

☕ Café fresquinho chegando no seu WhatsApp
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo

Os contentores ficam abaixo do nível do solo e visível ao público estão apenas as aberturas de descarte, o que confere maior integração urbana e visual ao espaço.

“Eles são vedados, não emitem odor, possuem um design moderno e discreto, além de tornarem a gestão de resíduos praticamente invisível”, explicou July Dequêch, coordenadora do Programa ReciclaBC, da Empresa Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento.

O projeto de reurbanização da orla da Praia Central prevê a instalação deste tipo de equipamento ao longo de toda a sua extensão. Cada travessia da orla contará com um conjunto de seis unidades, com capacidade individual de mil litros, sendo quatro bocas coletoras para resíduos comuns e duas para recicláveis.

A iniciativa integra o movimento BC Bem Cuidada, que estimula a zeladoria urbana e reforça o compromisso com uma cidade cada vez mais limpa, organizada e sustentável.

Para o secretário de Obras, Cristiano dos Santos, os contentores subterrâneos representam a modernização da coleta de resíduos em Balneário Camboriú.

Foto: Divulgação/Empresa Ambiental
Foto: Divulgação/Empresa Ambiental

“Eles não apenas melhoram a aparência da cidade, mas também aumentam a eficiência do serviço, e fortalecem nosso compromisso com a qualidade de vida da população”, disse.

Este café foi servido com informações da Prefeitura de Balneário Camboriú.

Foto: Divulgação/Empresa Ambiental
Foto: Divulgação/Empresa Ambiental