Conta Pra Mim: ônibus itinerante passou por dez unidades de educação durante o mês de maio em Balneário Camboriú
Programa realizou diversas ações durante a Semana do Brincar e o Maio Laranja.
Ao longo do mês de maio, o ônibus itinerante do programa Conta Pra Mim promoveu diversas ações voltadas à contação de histórias em dez unidades de educação de Balneário Camboriú. O espaço é preparado para atender alunos, professores e famílias, com um ambiente voltado à leitura e ao contato com a literatura.
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo
Durante a Semana do Brincar, o ônibus itinerante rodou por alguns Núcleos de Educação Infantil (NEIs) e Centros Educacionais Municipais (CEMs), promovendo a leitura como uma forma de brincar também.
“A leitura desempenha um papel significativo no desenvolvimento infantil, e ter um programa que incentiva isso é de extrema importância. Por meio do ônibus itinerante, aproximamos as pessoas da literatura de uma forma dinâmica e criativa”, destacou a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.
A professora e especialista em Literatura Infantil do programa, Potyra Najara, reforçou que o objetivo é levar a leitura não apenas para as crianças, mas também para as famílias como um todo.
“O Conta Pra Mim tem levado a nossa comunidade de Balneário Camboriú a se tornar mais leitora, a ser mais assídua na biblioteca, a ter mais interesse nos livros e nas histórias”, disse.
Em alusão ao Maio Laranja, o programa Conta Pra Mim firmou uma parceria a convite do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), sendo realizado o atendimento no CRAS São Judas. O tema também foi levado para o NEI Professora Odácia Tereza Damázio, com histórias lúdicas e ilustradas.
Nas escolas, os atores promovem contações de histórias e incentivam a leitura. Já nos espaços públicos, o projeto cria momentos de interação entre pais e filhos por meio da leitura.
“Quando as crianças vêm para o ônibus, a gente diz que eles vêm para viver uma experiência. É o ônibus das histórias, o ônibus da imaginação, o ônibus onde tudo de mágico pode acontecer”, comentou Potyra.
O ônibus de histórias itinerante faz parte do Projeto Oficinas, da Secretaria de Educação. O programa também está presente nas Sextas-Feiras Culturais, realizadas no Parque Raimundo Malta.
O Programa Nacional Conta Pra Mim disponibiliza materiais didáticos, vídeos explicativos, livros de histórias e cantigas de roda. O conteúdo pode ser acessado no site do Ministério da Educação (MEC), com informações sobre a Literacia Familiar.
Mais detalhes estão disponíveis em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim.
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 16h
Este café foi servido com informações da jornalista Aysla Pereira.