Semana do Brincar

Secretaria de Educação promove diversas atividades durante a Semana do Brincar em Balneário Camboriú

Unidades de Educação Infantil de Balneário Camboriú realizam atividades lúdicas e criativas.

Redação Café News 26 de maio de 2025

Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Educação de Camboriú
Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Educação de Camboriú
As unidades de Educação Infantil de Balneário Camboriú promovem, de 26 a 30 de maio, a Semana do Brincar, com atividades lúdicas e divertidas para crianças da rede municipal de ensino. Neste ano, o tema é “Proteger o encantamento das infâncias”, que busca criar ambientes seguros e que incentivem a investigação, a imaginação e a criatividade.

Na cidade, a ação foi instituída pela lei municipal nº 4160/2018. A programação acompanha a Semana Mundial do Brincar, promovida e incentivada pelo movimento Aliança pela Infância.

☕ Café fresquinho chegando no seu WhatsApp
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo

O Departamento de Educação Infantil enviou orientações sobre o tema para as unidades de ensino, com sugestões de propostas para inspiração. Cada um dos 27 Núcleos de Educação Infantil (NEIs) preparou sua própria programação, com propostas diversas que incentivem e valorizem o brincar livre.

“Promover essas atividades, principalmente nesta semana emblemática, reforça a importância de trabalhar uma infância saudável e acolhedora para as crianças. Esses momentos valorizam o tempo do brincar livre e explora a imaginação dos pequenos”, destacou a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.

Conforme a diretora do Departamento de Educação Infantil, Franciele Carvalho Taborda, o objetivo da Semana do Brincar é valorizar o direito da criança ao brincar, destacando a sua importância para o desenvolvimento infantil.

“Esse movimento visa mobilizar a sociedade para criar oportunidades para que o brincar aconteça em diferentes contextos, fortalecendo a cultura de paz e a importância do brincar na educação”, destacou.

Ao todo, 6,9 mil crianças da rede municipal de ensino participarão das propostas ao longo da Semana do Brincar.