Balneário Camboriú elege os vereadores mirins de 2025
Mais de 6 mil estudantes participaram da eleição para o legislativo mirim de Balneário Camboriú.
A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú divulgou nesta sexta-feira (4) os 19 estudantes eleitos para compor a 18ª Legislatura do Programa Vereador Mirim. O processo eleitoral contou com a participação de mais de 6 mil alunos do 6º ao 9º ano, de 18 escolas da cidade.
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo
As eleições ocorreram na quinta-feira (3), das 9h às 17h, com o uso de urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-SC. Ao todo, foram registrados 4.864 votos válidos, além de 51 votos brancos, 93 nulos e uma abstenção de 20,45%.
Com o cancelamento da votação em uma das escolas inscritas, uma das 19 vagas foi sorteada entre os colégios com mais de 300 estudantes aptos a votar. O Centro Educacional Nova Esperança foi o sorteado, garantindo dois representantes no legislativo mirim.
A posse dos novos vereadores mirins está marcada para 15 de maio. A homologação oficial do resultado foi publicada no Diário Oficial do Legislativo ainda nesta sexta.
“Esses jovens representam o futuro da nossa política e da participação cidadã”, destacou a presidência da Câmara em nota.
Entre os mais votados estão Valentina de Arimateia da Silva (298 votos, CEM Armando Ghislandi), Pablo Emanuel Schroeder Kross (251 votos, CEM Nova Esperança) e Marcelo Henrique Spilka de Oliveira (225 votos, CEM Ariribá). Ao todo, 19 alunos foram eleitos — um por escola, com exceção do CEM Nova Esperança, que elegeu dois representantes.
O resultado completo está disponível no site da Câmara. Um boletim especial em vídeo com o sorteio e os detalhes da apuração também pode ser conferido ao final da matéria.