Juliana Pavan leva demandas de Balneário Camboriú ao Encontro Nacional de Prefeitos em Brasília

Prefeita busca apoio para mobilidade, saúde e habitação no evento do governo federal

Redação Café News 11 de fevereiro de 2025

(Foto: Divulgação/PMBC)
(Foto: Divulgação/PMBC)

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PL), está em Brasília para participar do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que acontece entre esta terça-feira (11) e quinta-feira (13). O evento, promovido pelo governo federal, busca estreitar a relação entre os municípios e os ministérios, facilitando o acesso a informações, ferramentas e recursos para a gestão pública.

☕ Café fresquinho chegando no seu WhatsApp
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo

Além de participar das discussões do evento, Juliana Pavan tem agenda com políticos e órgãos estratégicos, incluindo os parlamentares Esperidião Amin e Valdir Cobalchini. Um dos principais focos da visita é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde a prefeita pretende reforçar as prioridades de Balneário Camboriú na revisão do contrato de concessão do trecho norte da BR-101.

De acordo com o secretário de Gabinete, Leandro Índio da Silva, um dos pedidos será a inclusão de uma nova etapa da Marginal entre os km 137 e 138, no trecho entre o trevo do Bairro São Judas Tadeu e o Hotel Cotone.

“Hoje você sai do túnel, entra na BR e logo depois precisa retornar para a marginal. A Juliana vai solicitar essa obra para garantir que esse conjunto de melhorias esteja no novo contrato de concessão, permitindo que o município cobre e fiscalize a execução.”

Outro ponto estratégico é a previsão de um viaduto no km 127, na divisa entre Balneário Camboriú e Itajaí. Segundo o secretário, a obra ajudaria na mobilidade e conexão com o novo acesso norte via Bairro Ariribá.

(Foto: Divulgação/PMBC)
(Foto: Divulgação/PMBC)

Além das questões de infraestrutura viária, Juliana levou demandas da saúde municipal, incluindo o pedido de recomposição do teto de média e alta complexidade. Outro tema abordado será a busca por recursos para viabilizar o Parque Inundável, um projeto voltado para o controle de enchentes que beneficiará tanto Balneário Camboriú quanto Camboriú.

A habitação também está entre as prioridades. O município não realiza um grande projeto habitacional há duas décadas, e a prefeita pretende buscar apoio federal para reverter essa situação.

Antes de viajar, Juliana acompanhou o início do ano letivo em algumas escolas municipais e determinou ajustes na educação. A principal urgência foi a contratação de professores auxiliares para crianças com necessidades especiais, que, segundo Índio, já foram convocados e devem estar em sala de aula até quinta-feira (13).

Outro problema apontado pela gestão é a falta de manutenção nas unidades escolares desde outubro do ano passado. Equipes estão focadas em reparos emergenciais, como ajustes na rede elétrica e climatização. Em um dos casos mais críticos, o NEI Sementes do Amanhã estava sem porta no banheiro feminino das crianças.

Conhecidas por acontecerem às 6h30 da manhã, as reuniões do secretariado de Balneário Camboriú passarão a ser quinzenais. O último encontro foi realizado no Parque Raimundo Malta, e o próximo, no dia 17, será no Centro Comunitário do Bairro da Barra.