Balneário Camboriú pode ter palestras e blitz educativas para uso seguro de patinetes e bicicletas elétricas

Propostas da vereadora Jade Martins buscam conscientizar população e reduzir acidentes no trânsito

Redação Café News 12 de fevereiro de 2025

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Com a recente regulamentação do uso de patinetes, bicicletas elétricas e ciclomotores nas vias públicas de Balneário Camboriú, a vereadora Jade Martins Ribeiro (MDB) propôs medidas educativas para conscientizar a população sobre o uso seguro desses meios de transporte. Entre as ações sugeridas estão palestras em escolas e blitz educativas em diferentes bairros da cidade.

Educação nas escolas

Na Indicação n.º 541/2025, enviada à prefeita Juliana Pavan (PL), a vereadora sugere que sejam realizadas palestras de orientação e conscientização em escolas públicas e particulares do município. O objetivo é educar desde cedo os futuros condutores e pedestres para que compartilhem o espaço urbano de maneira mais segura.

“O objetivo é garantir que todos os usuários da via pública compartilhem o espaço de maneira segura e harmoniosa, promovendo a redução de acidentes e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da cidade”, afirma Jade.

As palestras devem ser ministradas por profissionais qualificados e abordar temas como direitos e deveres de pedestres, ciclistas e condutores, prioridades de passagem, uso de equipamentos de segurança e consequências da imprudência no trânsito.

Blitz educativas nos bairros

Além da ação nas escolas, a Indicação n.º 542/2025 propõe a realização de blitz educativas em todos os bairros de Balneário Camboriú, levando informações sobre as novas regras de circulação de patinetes, bicicletas elétricas e ciclomotores.

“Temos recebido diversos registros de acidentes em bairros que também têm um grande fluxo desses equipamentos, e é essencial levar a informação para o maior número possível de pessoas”, destaca Jade.

A proposta amplia o alcance das ações educativas, que não ficarão restritas apenas à Avenida Atlântica, onde já há uma grande circulação desses meios de transporte.

Se aprovadas e implementadas, as iniciativas podem contribuir significativamente para a segurança no trânsito da cidade, promovendo mais respeito entre os usuários e reduzindo os riscos de acidentes.

PUBLICIDADE